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Nutricionista potiguar dá dicas de cuidados com a alimentação durante o carnaval

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018


foi dada a largada oficial do carnaval e os foliões já festejam esse que é um dos períodos mais aguardados do ano. Mas a festa de Momo exige cuidados que vão além do preparo com os adereços, as fantasias e as maquiagens e o nutricionista potiguar Izael de Sousa dá dicas de cuidados necessários com a alimentação durante os dias de folia.
Segundo ele, não podem faltar alimentos que apresentam concentração considerável de água e sais minerais. Frutas cítricas, abacaxi, laranja, tangerina, goiaba, acerola e kiwi, são boas opções, além de ajudar na imunidade. O consumo de preparações leves, como saladas e carnes magras, também é indispensável. “Alimentos ricos em gordura podme dificultar a digestão e gerar desconforto gástrico”, lembra o profissional.
Para quem vai aproveitar a festa por mais de um dia, é importante ficar atento para as consequências da ingestão excessiva de álcool diante de uma alimentação inadequada. A ingestão de bebidas alcóolicas "abre convites" para o consumo de alimentos com excesso de gordura ou hipercalóricos, os chamados alimentos pesados. Eles são conhecidos por demandar mais tempo para serem metabolizados e dificultar o período de digestão. Este processo aumenta a alcalose pós-prandial, que é o sono após o almoço.
“Se o indivíduo mantém um padrão alimentar saudável, com baixa ingestão de alimentos gordurosos, quando os ingerem em grande quantidade em curto período, pode ocorrer um quadro de diarreia. Por isso, reitero a importância de evitar alimentos de procedência duvidosa. Contaminação por alimentos é grave e pode estragar os dias de folia”, ressalta o nutricionista Izael de Sousa.
“É interessante que haja um aumento no consumo de água, que é o melhor recurso para hidratação, além do aumento da ingestão de frutas, legumes e verduras. Elas fornecem vitaminas, minerais e substâncias bioativas que vão favorecer o organismo e preparar o corpo para os excessos na festa”, explica.
Fonte- G1 RN

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