Web balada mix

Estudo mostra que obesidade pode causar, ao menos, 11 tipos de câncer

quinta-feira, 9 de março de 2017



Fonte- Noticias Uol
 O excesso de peso é um problema de saúde pois leva a um aumento do risco de se desenvolver doenças como câncer e diabetes. O crescimento no número de diferentes tipos de câncer tem sido associado com a epidemia global de obesidade. Um estudo publicado no periódico científico BMJ (British Medical Journal) sugere que a obesidade é causadora de 11 de 36 tipos de câncer.
O peso aumentado teria influência predominantemente em cânceres localizados em órgãos do sistema digestório e tumores relacionados com alterações hormonais em mulheres: esofágico, de cólon, reto, pâncreas, via biliar, mama, endométrio, ovário, rim, mieloma múltiplo (que atinge a medula óssea) e cárdia gástrica (parte do estômago).
"Outras associações [entre câncer e obesidade] podem existir, mas subsiste uma incerteza", dizem os pesquisadores do estudo.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores fizeram uma ampla revisão nos estudos já existentes sobre o tema. Dessa forma, indicaram se as evidências presentes nessas análises associando obesidade e desenvolvimento de câncer eram fortes ou fracas. Um modelo estatístico permitiu avaliar 95 análises que associavam sete diferentes índices de obesidade ao risco de se desenvolver ou morrer de 36 tipos de câncer e seus subtipos.
Os pesquisadores descobriram que apenas 13% das análises apresentavam evidências fortes de associação entre câncer e obesidade. Nesses estudos, o excesso de peso foi associado ao risco de se desenvolver câncer de esôfago, cólon e reto em homens; de endométrio em mulheres antes da menopausa e de mama em mulheres após a menopausa; e de rins, via biliar, pâncreas e mieloma múltiplo em ambos os sexos.
Dessa forma, não há evidências conclusivas de que a obesidade causa tipos de câncer como o de tireoide, fígado, próstata, pulmão, pele, leucemia, dentre outros. "Como a obesidade se torna um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, a evidência da força das associações entre obesidade e câncer pode permitir uma seleção mais fina de pessoas em alto risco para estratégias de prevenção", afirma o estudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog do Alisson Lima.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License